segunda-feira, 14 de maio de 2012

Projeto Reforço Escolar 2012

 
Alunos, professores de Língua Portuguesa e Matemática, e gestores podem participar do projeto

Alunos e professores que queiram participar do Projeto Reforço Escolar 2012, fiquem atentos às normas. A SEEDUC em parceria com a Fundação CECIERJ visando priorizar ações qualitativas na educação, tendo como foco as necessidades de Letramento em Leitura e Escrita e Letramento Matemático para os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular das escolas que apresentaram padrões de desempenho baixo e intermediário nas avaliações diagnósticas realizada pela Secretaria de Estado de Educação em 2011.

Confira as regras:

ALUNOS (1ª e 2ª série do Ensino Médio)
• Estar matriculado em uma das Unidades que possua turmas de Reforço Escolar;
• Participar ativamente das aulas oferecidas no contraturno, duas horas por dia, duas vezes por semana, utilizando material didático diferenciado.

PROFESSORES
O Projeto Reforço Escolar 2012 apresenta um método inovador e atrativo, ofertando material didático para o aluno e para o professor. Você professor participará de capacitação, sendo 8 horas de capacitação presencial, aos sábados e 8 horas de capacitação à distância.

1- Quanto ao Critério de elegibilidade dos professores:
Podem se inscrever para o Projeto Reforço Escolar
• Os professores de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Educação;
• Os professores excedentes de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino;
• Os professores excedentes, habilitados em Língua Portuguesa e matemática. Os professores (que ainda não foram habilitados no Sistema Conexão Educação) deverão comparecer à Regional munido da documentação necessária, para que a Inspeção Escolar o habilite em Língua Portuguesa e matemática, após verificação da documentação;
• Os professores excedentes de disciplinas de ingresso que NÃO apresentam carência no Município de Lotação, de acordo com o parecer da Coordenação de Gestão de Pessoas da Regional;
• Os professores de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Educação;

2- Quanto à Remuneração:
I – Professores Excedentes
Os referidos professores terão a carga horária excedente alocada no Projeto Reforço Escolar e receberão 1 tempo semanal de GEEP referente h/a da capacitação/planejamento (o valor da GEEP será equivalente ao valor da GLP);
II- Professores optantes por GEEP (Gratificação de Encargos Especiais por Projetos)
Os referidos professores receberão 3 tempos semanais de GEEP, por turma, pelo número de horas trabalhadas referente ao Projeto Reforço Escolar + carga horária de Capacitação/planejamento;
Atenção: É importante confirmar sua adesão ao Projeto, acessando o DOCENTE ONLINE garantindo sua alocação para o início das aulas.

GESTORES
• Orientar e estimular a participação dos alunos e professores no Projeto;
• Alocar o professor na turma do Projeto Reforço Escolar;

Quanto à alocação das aulas, acontecerá da seguinte forma:
1ª série – 04 tempos de aulas (02 tempos para cada disciplina) no contraturno em dois dias semanais.
2ª série – 04 tempos de aula semanais (02 tempos dentro do horário da turma para uma disciplina e 02 tempos no contraturno para a outra disciplina). A escolha da disciplina ficará em cargo da Direção ou disponibilidade do professor
• Solicitar a liberação de GEEP para docentes optantes por GLP/GEEP através de planilha ao Coordenador de Ensino da Regional

Professores Excedentes procure sua Regional, a partir de 04 de maio de 2012, para que você possa ser alocado nas escolas com o Projeto Reforço Escolar 2012.

Clique aqui e veja a relação das Unidades Escolares que possuem turmas de Reforço Escolar Diurno.












Fonte: SEEDUC

 

Transportes

 
Alunos deverão possuir o RG Detran RJ

Em breve, a Secretaria de Estado de Educação substituirá o atual cartão de identificação do estudante por outro mais abrangente e seguro, que terá como base o registro geral (Identidade Civil). Para adquirir o novo cartão de gratuidade nos transportes públicos, o aluno deverá possuir RG emitido pelo Detran RJ.

A Carteira de Identidade será pré-requisito obrigatório para a aquisição dos novos cartões, que substituirão os que estão em uso atualmente. O estudante que não tiver o documento perderá o direito de acesso gratuito aos transportes com bilhetagem eletrônica.

Quem possuir RG emitido por outro estado ou pelo Instituto Félix Pacheco deverá providenciar o RG Detran RJ, comparecendo a um dos postos do Detran ou do Rio Poupa Tempo. Logo após receber o documento, o estudante deverá apresentá-lo em sua unidade escolar e solicitar a inserção dos dados no sistema Conexão Educação.

A nova medida evitará transtornos, como o cancelamento de cartões por matrícula duplicada, pois o RG será o número de identificação que acompanhará o aluno durante todo o período em que estiver matriculado na rede estadual Seeduc, mesmo que seja transferido para outra unidade escolar.

A obrigatoriedade da Carteira de Identidade, emitida pelo Detran RJ, visa intensificar o controle sobre os recursos públicos utilizados com o transporte escolar, além de promover o exercício da cidadania, incentivando os alunos a possuírem sua identificação civil, que abre portas para a participação em concursos públicos, bolsas de estudo, entre outros benefícios.

Para mais informações sobre a identificação civil, documentos necessários e postos de atendimento, acesse o site do DETRAN (http://www.detran.rj.gov.br) ou do Rio Poupa Tempo (http://www.riopoupatempo.rj.gov.br). 

sábado, 12 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães






Simplesmente Mãe Mulher

Teus braços
Fortes braços
Num longo abraço
A me envolver
Teus lábios
Doces lábios
Fonte de beijos
Muitos beijos, pra me aquecer
Quanta coisa emana de ti, doce criatura
Amor… carinho… ternura
Tudo que me liga a teu ser, mulher
Tia… mãe… avó…
Irmã… neta… filha…
Guerreira… companheira…
Tu que me compreendes
Que me incentivas, me repreendes
E jamais me deixas só.
Tu que és dar e receber,
Que com a mesma humildade
Sabes perdoar e esquecer.
Santa ou pecadora
Ingênua ou sedutora
Não importa! Serás sempre uma rainha
Uma intercessora… uma fada madrinha…
Aquela que na minha aflição, chamo por ela
A todas, admiro e amo
Santas criaturas
Anjos de candura
Simplesmente Mãe mulher!